Em Agosto, enquanto estive de férias fui ao MIAT, Museu Industrial e Artesanal do Têxtil. Não conhecia e foi o meu marido que encontrou uma referência ao museu, perto doutro sítio que iríamos visitar. Tenho a dizer que recomendo, e adorei a visita. Para quem tem um interesse especial pelo têxtil (e também para quem não tem) é uma óptima experiência. Eu parecia uma criança numa loja de brinquedos.
Sobre o Museu
É uma visita à descoberta de uma época de ouro do têxtil em Portugal, onde Mira de Aire e Minde formaram um dos mais importantes pólos industriais têxteis no Séc. XX e encontra-se na Antiga fabrica de tapetes Vitória. O museu preserva património industrial da região e informa os visitantes sobre a forma como se processava a lã no fabrico de carpetes, mantas, fazenda e malhas. A visita é bastante imersiva, e a guia é super acolhedora e simpática.
Tem uma exposição permanente de maquinaria e equipamentos da indústria têxtil.
As diferentes secções são uma verdadeira cápsula do tempo, sobre todos os aspectos da fábrica.
Podemos ver os gabinetes, a copa, a maquinaria, os vestiários e uma oficina de alfaiate onde mostra alguns dos utensílios e máquinas usados para confeccionar vestuário.
Entre todos estes espaços tem várias peças antigas, preservadas. Tais como ferramentas, ferros, máquinas de costura, etc.
No fim podem deliciar-se na loja do Museu com artigos artesanais.
Deixo-vos algumas fotos para aguçar a curiosidade.
Fotos do Museu
Processo do tratamento da lã a fio
Gabinetes criativos e administrativos
Cartazes Antigos espalhados pela fábrica
O atelier do alfaiate
Utensílios e máquinas de costura antigas
É uma visita super interessante.
Para mais informações podem ver a página do museu www.miat.pt
Comments